Histórico
Vai Dar Certo tem início como um projeto independente de residência artística,
desenvolvido por Emol no bairro Pici, periferia de Fortaleza, Ceará, entre
agosto de 2013 e julho de 2014. Durante onze meses, o artista locou um espaço
onde instalou sua casa-ateliê propondo-a como espaço aberto para receber
pessoas interessadas em processos coletivos de vivência e produção criativa,
crítica e formativa na comunidade local. Oferecendo hospedagem solidária e
servindo como base de apoio para realizadores desenvolverem projetos culturais,
a casa tornou-se um local de encontros que resultaram numa série de ações
internas e externas à casa, como apresentações musicais e teatrais,
performances, exposições de artes plásticas, exibição de vídeos com bate papos,
oficinas culturais, intervenções de arte de rua e sarau de poesias.
|
O sarau Vai Dar Certo, idealizado e proposto por Emol, foi realizado de forma coletiva por artistas e produtores culturais locais e aberto a participação do público em geral. Aconteceu com frequência mensal na rua, em frente à casa, e tornou-se o evento aglutinador do projeto. Teve o recital de poemas como principal atividade, mas agregou também artes do corpo (teatro, dança e performance) e circenses em sua abertura e a linguagem musical como encerramento, além de contar com exposições e pintura ao vivo simultaneamente ao recital. Nos dias do sarau, também havia o Circulação de Livros, projeto onde incentivávamos que público e artistas trouxessem livros para trocas e empréstimos, disponibilizando diversos títulos sobre uma mesa, onde livremente as pessoas escolhiam o que levar por empréstimo até o sarau seguinte. (no canto direito inferior da imagem acima é possível ver uma menina manuseando um livro diante da mesa com outros).
A partir dos encontros provocados com essas ações na casa e na rua, um grupo se formou para manter o sarau mesmo após o fim da residência, se apropriando do nome do projeto e substituindo sua sequência "residência" por "resistência artística". Assim, Edivaldo Ferrer e Coletivo Descabelo, entre outres, continuaram produzindo o sarau em 2014/2015 na quadra Tongil, espaço público a poucos metros da antiga casa.
Em 2021, Emol rearticula o projeto Vai Dar Certo e junto a Amirar Nobre e Emerson Bastos, retomam a produção do sarau, dessa vez intitulado Vai Dar Certo - Sarau Diverso, reunindo artistas racializades e diversos em gênero e sexualidade, oriundes de regiões periféricas de Fortaleza e do estado do Ceará, atuantes na cena cultural desta região. Durante o período da pandemia do Covid-19 esse sarau foi realizado de forma on-line e em 2023, aconteceu presencialmente dentro de escolas públicas de bairros periféricos de Fortaleza - CE. Em 2024, o Vai Dar Certo ampliou sua atuação realizando o Sarau Diverso também em escolas públicas de Diadema - SP, a partir da articulação com agentes culturais locais, entre eles, Renato Verso e Bianca Mepe.
Como desdobramento do Sarau Diverso, a partir de 2023 também vem sendo realizado o Sarau Mural, apresentando pequenos textos poéticos autorais de artistas diversos, impressos sobre papel e colados na parede como lambe-lambe.
***
Assistir ao vídeo apresentando o Sarau Diverso (2023): clicar aqui.
Assistir ao vídeo apresentando o Sarau Mural (2023): clicar aqui
Assistir ao vídeo apresentando a experiência da residência (2013-2014): clicar aqui.
Fazer download do livro digital que conta a história do projeto em 2013-14 clicando aqui.
Mais sobre o projeto em 2013-2014 pode ser visualizado também na Página do Facebook.
***
A partir das intervenções de arte urbana nas ruas do bairro, com artistas locais e interestaduais, também foi realizada uma cartografia destas intervenções e dos projetos e espaços culturais atuantes na promoção de arte e cultura no Pici, disponibilizando o mapa na internet e chamando a ação de Trilha das Artes - Pici.